Sem terra e fácil de cuidar: conheça as plantas aéreas Tillandsias

Plantas aéreas são fáceis de cuidar! Únicas no visual, e fáceis em termos de cuidado, as Tillandsias são uma ótima opção para quem não tem muita habilidade com plantas.

Plantas aéreas, também conhecidas como Tillandsias, são os itens de decoração modernos que irão adicionar capricho à sua casa. Essas plantas são fáceis de cuidar e requerem menos materiais de cultivo do que suas companheiras. Mas, ainda assim oferecem alguns dos mesmos benefícios que os amantes das plantas desejam: um pouco de vida, um toque de cor e melhorias na qualidade do ar.

+ Aprenda a escolher os vasos certos para suas flores e plantas

+ Plantar pimentas é fácil com essas 4 dicas simples de um profissional

+ Aprenda o melhor jeito de fazer a transição de plantas para dentro de casa

Tillandsias. Crédito: PlantaSonya
Tillandsias. Crédito: PlantaSonya
O que são plantas aéreas?

Botanicamente conhecidas como Tillandsias, as plantas aéreas são epífitas. Isso significa que na natureza essas plantas crescem em outras plantas ou se agarram a árvores, de acordo com Pop AnnMarie Chan, especialista em plantas e proprietária da WLYDBNCH.

Tillandsias. Crédito: PlantaSonya
Tillandsias. Crédito: PlantaSonya

“Eles são um gênero de 650 espécies e são nativas das florestas, montanhas e desertos do norte do México, [sudeste] dos EUA e do Caribe”, diz ela. “Elas prosperam absorvendo nutrientes e água do ar por meio de suas escamas e folhas.”

Mas não se deixe enganar pelo fato de que elas crescem agarrando-se a outras plantas e árvores – esses tipos de organismos não são parasitas e não se alimentam das estruturas vivas das quais dependem para se sustentar, o que significa que você ainda precisará ajudá-las a sobreviver.

Como cuidar das plantas aéreas?

Por serem comumente chamadas de plantas aéreas, Nancy Gallagher, horticultora e especialista em design e marketing da Westerlay Orchids, diz que as pessoas tendem a pensar erroneamente que as Tillandsias sobrevivem do ar. Não é o caso, e esses tipos de plantas ainda precisam de água.

Eu rego as minhas uma vez por semana, mergulhando-as em uma bacia com água por pelo menos uma hora“, diz ela. “Então viro-as de cabeça para baixo no meu suporte de pratos para secar.”

Gallagher diz que virá-las de cabeça para baixo permite que drenem completamente. “Muitas delas crescem em um padrão de roseta destinado a coletar água em seus habitats, em um ambiente doméstico pode resultar em apodrecimento na base da planta.”

Mulher mostra um dos tipos da planta. Foto: Bearfotos

Se você mora em um lugar com ar mais seco, convém aumentar a frequência de rega durante os meses de verão. “Outro equívoco é colocá-los em um ambiente de alta umidade, como um banheiro, achando que fornecerá umidade suficiente para sobreviver”, diz ela.

“Embora o banheiro esteja úmido durante o banho, não é umidade suficiente para a planta aérea – ela ainda precisará de uma imersão semanal.”

Se você quiser evitar mover suas plantas uma vez por semana, Gallagher diz que você pode regar borrifando-as, mas se você for por esse caminho, ela diz que você precisará borrifá-las diariamente.

Quais são as necessidades de luz das plantas aéreas?

Tillandsias tendem a crescer em pleno sol na natureza, razão pela qual Gallagher diz que elas precisam estar em algum lugar que forneça luz vibrante. Mas, não se preocupe se sua casa não tiver muitos espaços naturalmente iluminados, Chan diz que você pode criar os seus próprios.

As plantas aéreas prosperam quando você as coloca a 30 ou 60 centímetros de luz artificial e, como [outras] plantas, se dão melhor com luz natural indireta“, diz ela.

E não se esqueça de adubar de vez em quando. “Adube-as uma vez por mês com um fertilizante de mistura de bromélias misturado e aplicado de acordo com as instruções do rótulo”, acrescenta Gallagher.

Quer ver mais dicas de plantas? Então, confira outras matérias nossas:

+ 7 plantas para ter em casa que ajudam a reduzir o estresse

+ Hortelã: cultivar, colher e armazenar. Veja dicas de como plantar essa hortaliça tão versátil!

+ 4 melhores plantas para ajudar na concentração em seu escritório ou home office

Back to top